Livro das Sombras

Inicialmente e tradicionalmente é o nome dado ao livro ou grimório escrito por Gerald B. Gardner que contêm todas as informações pertinentes à prática da WICCA por parte de seus seguidores. O ‘Book Of Shadows’ nome em inglês do LIVRO DAS SOMBRAS é passado de sacerdote(a) para sacerdote(a) através dos tempos desde Gerald Gardner. Apesar de seu conteúdo não poder sofrer alterações, é comum que cada Coven desenvolva pequenos apêndices para complementar às práticas de acordo com a região ou adeptos.

Na atualidade o LIVRO DAS SOMBRAS tem sido confundido com o Livro Negro, nome dado aos diários individuais dos bruxos, onde eram anotados desde ingredientes para feitiços, como também sonhos, eventos importantes, relatos de percepções e ensinamentos que consideravam importantes.

Para adquirir o seu livro das sombras da Loja Wicca Old Religion clique aqui: https://www.lojawicca.com.br/instrumentos-de-ritual/livro-das-sombras-e-diarios

3 DICAS: Limpeza, Proteção e Reparo do seu LIVRO DAS SOMBRAS!


1. (Limpeza): Utilize um espanador ou aspirador de pó em toda a extensão da capa caso ela possua muito relevo e detalhes, isso vai ajudar a retirar a poeira ou resíduos de grafite, borracha ou restos de incensos e ervas presentes no altar que possam grudar no livro. Evite utilizar panos úmidos ou ásperos, pois eles podem acabar danificando as folhas ou arranhando os detalhes da decoração.

2. (Proteção): O ideal é não deixar seu livro exposto caso não esteja utilizando-o para leitura ou anotações, pois assim você evita o acumulo de poeira e que outras pessoas manuseiem o livro sem o devido cuidado. Guardá-lo em porta livros de madeira ou em sacos de pano são as melhores opções.

3. (Reparo): Para livros com capas de couro, em casos de ressecamento, utilize uma pequena quantidade de cera incolor ou óleo mineral e espalhe por toda extensão do couro com cuidado para não sujar as folhas. Em casos de manchas acidentais de óleo nas folhas utilize pó de giz ou talco sobre a mancha, e insira uma folha solta (de caderno, A4 ou similar) atrás e na frente da folha manchada, feche o livro mantendo o talco/giz sobre a mancha e pressione de forma a prensar a mancha contra o ingrediente absorvente. Depois com cuidado retire todo o talco/giz com um pincel. Manchas de tinta devem ser retiradas na hora utilizando uma pequena quantidade de acetona. Manchas de sangue podem ser retiradas com algodão e um pouco de água em temperatura ambiente (nunca use água morna em sangue, senão a mancha fixa). Manchas de mofo devem ser retiradas com um pano levemente umedecido em vinagre de álcool.

Fonte: Família do Old Religion.

Sem comentários

Você deve entrar para comentar.