Pentáculo

O Pentáculo ou Pantáculo é um instrumento de madeira, argila ou metal, redondo, utilizado para representar o elemento TERRA e para auxiliar na consagração dos outros instrumentos. Normalmente chamado de pentáculo por possuir um pentagrama desenhado, de forma que sirva durante a consagração também como um representante de todos os outros elementos. É também por esse motivo que em seu nome aparece a derivação “Pan”, que em grego significa “tudo”.

Para adquirir o seu pentáculo da Loja Wicca Old Religion clique aqui: https://www.lojawicca.com.br/instrumentos-de-ritual/pentaculos-e-pratos-de-altar

3 DICAS: Limpeza, Proteção e Reparo do seu PENTÁCULO!

1. (Limpeza): Utilize pano úmido para retirar a poeira, use um pouco de sabão neutro e retire todo o excesso de gordura depois. Caso o pentáculo seja de madeira e apresente fungos, use 5 gotas de vinagre e uma colher de bicarbonato de sódio em 300ml de água, molhe um pano na mistura, torça bem e esfregue nos locais afetados. Pingos de vela devem ser retirados através de espátulas arredondadas ou fazendo pressão com o polegar até esfarelar a parafina. Evite objetos pontiagudos, pois podem danificar o acabamento do objeto.

2. (Proteção): Para evitar a escamação de pentáculos de madeira esfregue castanhas, nozes ou avelã na extensão dos riscos. Se ele não estiver em uso, envolva-o em um pano macio e guarde-o longe do sol e da umidade. Para pentáculos de metal evite a umidade utilizando um secador de cabelos nas frestas ou secando-o bem com um pano. Fazer uma película com óleo em toda a extensão do pentáculo também evita o aparecimento de ferrugem ou no caso da prata ameniza seu escurecimento.

3. (Reparo): Em caso de lascas, utilize uma lixa fina de madeira para alisar o local e após passe goma-laca para envernizar. Se o fundo estufar por ter ficado em contato com água, use um secador de cabelos e se conseguir retirar a umidade passe uma lixa fina e unte-o com óleo de boa qualidade até obter a cor e acabamentos necessários. Pentáculos rachados não devem ser colados, será preciso substituí-los. Em caso de ferrugem nos pentáculos de metal esfregue sabão neutro com uma bucha de aço ou pedaço de tijolo no local, lave e use o secador de cabelos para tirar a umidade, caso o instrumento suporte calor (ele não pode ter pinturas), leve-o ao forno por 30min e após a secagem unte-o com óleo e aqueça-o novamente por mais 30min. Pentáculos de Prata que tenham escurecido podem ser limpos com uma pasta de bicarbonato de sódio e água, umedeça um pano ou escova de dente velha na pasta e esfregue na prata até clarear.

Fonte: Família do Old Religion.

Sem comentários

Você deve entrar para comentar.