Ritual para os Ancestrais - 26 de Agosto

Neste período na antiguidade ocorria um festival Etrusco para os “Manes”, antigos espíritos ancestrais similares aos Lasa/Lare Romanos. Estas entidades eram reconhecidas não apenas como uma manifestação da antiguidade do sangue de cada família, como também criaturas mais antigas da própria terra que tinham por função fazer a ponte entre os espíritos dos vivos e dos mortos. Raven Grimassi em seu livro ‘Enciclopédia de Wicca e Bruxaria’(PP. 162-163) descreveu esses seres:

“Lares são espíritos ancestrais que protegem e preservam as linhagens familiares e o conhecimento familiar. Os Lares são a ponte para o passado, conectando o presente a tudo que veio antes dele. Na Bruxaria Italiana um Templo dos Lares é construído em casa, normalmente ocupando o quadrante Leste ou Oeste. Eles tradicionalmente são espíritos associados com a lareira e muitas bruxas colocam seu templo dos Lares no manto, ou em algum lugar próximo a lareira”.

“Fazer oferendas na lareira e no templo dos Lares eram deveras importantes. Na arcaica religião Romana herdada dos Etruscos, os espíritos dos mortos conhecidos como Mane continuavam a viver igualmente nas tumbas ou perto delas e tinham que ser alimentados. Quando estes espíritos estavam satisfeitos eles eram encorajados a se aproximar dos vivos, mas quando eram negligenciados eles sofriam e vingavam-se dos vivos, tornando-se lêmures ou fantasmas. Em épocas posteriores o costume de alimentar os mortos em seu lugar de sepultamento, evoluiu para a colocação de oferendas como grãos de trigo ou bolos nos templos dos Lares. Estes templos retratavam uma serpente em sua base, e na religião arcaica Romana o espírito ancestral vinha na forma de uma serpente para pegar as oferendas deixadas na lareira”.

Com base nessas informações se for do seu interesse celebre hoje os espíritos ancestrais que protegem a sua linhagem familiar, acenda uma vela e deposite uma oferenda de bolo ou faça uma libação de leite enquanto pede por proteção e saúde para sua família.

Fonte: Oldreligion e Raven Grimassi.

Sem comentários

Você deve entrar para comentar.