Cruz Celta ou Cruz Solar

Etiquetas: Cruz Celta, Cruz Solar

Significado Geral: Equilíbrio, Igualdade e Harmonia.

Etimologia: -x-

Descrição: Uma cruz com quatro (4) braços iguais, envoltos por um círculo. Existe uma outra Cruz Solar que é a Cruz Cristã. Adornada com desenhos celtas e com um circulo na sua parte de cima esta cruz, por sua vez, é mais utilizada pelos movimentos cristãos Irlandeses e Bretões e é mais um sincretismo cristão de símbolos e ‘identidades’ pagãs.

Tempo e Espaço: Tal símbolo aparece por toda a Europa desde o terceiro milênio a.C. e foi mais utilizado pelos povos Celtas (Celtiberos, Gauleses, Gaélicos) e também teve uso por meio dos povos nórdicos sendo considerada uma “Cruz de Odin”. Ao que tudo indica era usada por eles em amuletos de proteção sendo comumente gravadas em PEDRAS , ornamentos e instrumentos.

Alquimia e Ocultismo: Não existe um significado muito latente dentro dos grupos que praticam ocultismo, alquimia e etc. O uso se remete normalmente a Cruz Irlandesa (cristã), que une em si o simbolismo do círculo (eternidade) e da cruz cristã (sacrifício, ressurreição).

Tradições (neo)Pagãs: Diferentes grupos reconstrucionistas celtas utilizam-se deste símbolo para expressar sua busca pela vivificação da cultura destes povos. Aqueles que seguem religiosidades ligadas aos Celtas como o Druidismo (Histórico, Neo e reconstrucionista) usam tal símbolo para representar sua fé e como uma homenagem aos seus ancestrais e Deuses.

Na Wicca este símbolo ganha o significado de equilíbrio e igualdade, onde os braços da cruz, por serem idênticos são uma referencia a isto. Também demonstra ser um símbolo de união dos DEUSES já que o Deus é representado pelas quatro (4) estações da roda do ano e a Deusa pelo círculo lunar (lua Cheia).

Comparativos: Para os Pagãos é um símbolo de equilíbrio, força e ancestralidade, para os cristãos é um símbolo que demonstra a eternidade de cristo, lembrando que há variações no formato das cruzes de um e outro.

Curiosidades: Infelizmente, a cruz irlandesa cristã e até mesmo a cruz celta pagã são utilizadas por alguns grupos radicais e racistas, para simbolizar uma suposta e absurda “supremacia branca” em relação a Negros e pessoas estrangeiras em países como Irlanda e França. Tanto que na Itália o símbolo foi proibido por ser considerado Fascista.

Outras descrições:

Metapédia (Português)

Wikipédia (Português)

Celtarts (Inglês)


Fonte: Família do Old Religion.

Sem comentários

Você deve entrar para comentar.