Yin & Yang

Etiquetas: I Ching, Feng Shui, Wicca, Yin e Yang

Significado Geral: Símbolo do equilíbrio das energias universais.

Etimologia: Yin = Feminino (escuro) e Yang = Masculino (claro).

Descrição: Um círculo com duas metades onduladas proporcionais, com mais dois círculos menores dentro de cada uma. Com uma variação de cor entre preto e branco.

Tempo e Espaço: É um símbolo milenar da cultura chinesa que se tornou muito popular no ocidente com a chegada dos gibis e desenhos animados de cunho oriental.

Alquimia e Ocultismo: É usado como símbolo de equilíbrio, descrevendo que tudo no universo possui uma parte do outro dentro de si, constituindo diversas polaridades dentro de um só ser, onde é a diversidade que gera o equilíbrio.

Tradições (neo)Pagãs: È normalmente utilizado em mandalas, espelhos e pendurado em portas e paredes. Sua interpretação segue o mesmo padrão, é um símbolo de equilíbrio que pode ser “lido” como: “Todo mal possui um bem, todo o bem possui algo mal”. Todas as pessoas e coisas são duais, possuem luz e sombras, pólos masculino e feminino, medo e coragem e etc.

Na WICCA pode simbolizar também fertilidade e criação, onde a união dos opostos (sacerdotisa e sacerdote) permite que um absorva uma parte do poder do outro, ou seja, a sacerdotisa absorve um pouco do poder do Deus ao ser fertilizada na união com o sacerdote, e o sacerdote absorve um pouco do poder da Deusa ao ser fertilizado pela sacerdotisa.

Observação: Não estamos citando, necessariamente, o Grande Rito real, neste caso o simbólico e qualquer união energética entre o sacerdote e a sacerdotisa devem ser levados em conta em relação à simbologia do Yin & Yang. E este símbolo não é muito comum na Wicca, apenas é interpretado desta forma por alguns que o utilizam.

Comparativos: Não é utilizado, nem sincretizado por religiões monoteístas.

Curiosidades: Foi criado por I Ching, após este ter percebido que todas as energias possuem uma dualidade de forças. É largamente utilizado na arte do FENG SHUI para harmonizar os ambientes.

Outras descrições:

Terra (Português)

Wikipédia (Português)

Chinese Calendar (Inglês)


Fonte: Família do Old Religion.

Sem comentários

Você deve entrar para comentar.